Cartão de crédito: vilão ou amigo?

Por conta da falta de uma boa orientação financeiras, diversas pessoas acabam utilizam o cartão de crédito indevidamente.

Seja por falta de planejamento financeiro ou mesmo de controle pessoal, inúmeras pessoas consomem mais do que se pode, e quando estão no vermelho, sempre jogam a culpa em seu desequilíbrio relacionado ao uso do cartão de crédito.

Você tem antes de tudo, entender que o cartão de crédito é apenas uma ferramenta em seu ordenado. E toda ferramenta, quando mal utilizada, pode provocar erros incalculáveis. Mas se ela for utilizada corretamente e com sabedoria, conseguirá somente seus benefícios e vantagens.

precisa de crédito? Clique aqui e sabia como!

E o cartão de crédito é exatamente a mesma coisa. Quando você o utiliza com planejamento e disciplina, entenderá que o “dinheiro plástico” não é somente um vilão, lhe causando somente dívidas, que em muitos casos, acabam sendo muito difíceis de serem quitadas.

Hoje iremos lhe dar algumas dicas para usar bem o seu cartão de crédito, confira!

Efetuar um planejamento financeiro

Antes de utilizar o cartão de crédito, é imprescindível, que você faça um planejamento financeiro.

Dessa maneira, você irá conseguir se programar e saber exatamente o valor que chegará em sua fatura, sem sustos. E claro, conseguirá pagar o total de sua fatura e não cair na roubada de pagar somente o mínimo.

E quando você faz um planejamento financeiro, você consegue evitar o uso do cartão de crédito sem necessidade, deixando automaticamente de gastar com itens extremamente supérfluos.

Sempre que for efetuar despesas de seu dia a dia, dê preferência para o pagamento em dinheiro, pois, quando vemos o dinheiro saindo de nosso bolso, conseguimos refletir melhor sobre a real necessidade da compra.

Limite máximo de 50% do seu salário

Quando usamos o cartão de crédito, temos a falsa impressão de que não estamos tirando o dinheiro de nossas contas. O que podemos chamar de “falsa ilusão”.

Porém, mal sabemos que o pesadelo chega via correios ou via e-mail, no momento da tão temida fatura.

Especialistas financeiros, afirmam, se você tem o costume de gastar além do seu limite, é bom contratar limites de cartão de crédito, que não ultrapassem 50% do valor de seu pagamento, já com os descontos, é claro.

Poupança vale a pena? saiba aqui.

Registrar todas as despesas

Entenda, você precisa analisar e saber como está gastando o seu dinheiro. Então, uma boa dica, é você começar a anotar tudo que gastar com seu cartão de crédito.

Caso não tenha costume ou prática, existem diversos aplicativos destinados a finanças pessoais, que certamente irão te ajudar bastante nesse processo.

Mas se você não é um adepto da tecnologia, um extrato detalhado da fatura do seu cartão de crédito, pode ser uma boa maneira de começar seu controle.

Seja como for, é necessário fazer uma planilha, mesmo que seja um simples caderninho, e começar para ontem o seu controle financeiro, analisando a qualidade do que você gastando com ele.

Sabendo para onde está indo o seu dinheiro, você terá condições de ter as atitudes que sejam necessárias para não se enrolar em dividas e melhorar ainda mais sua situação financeira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *