Poupança vale a pena?

O tipo de investimento mais popular entre os brasileiros é a poupança. E esse parece ser o modo mais simples e prático de guardar dinheiro e ainda vê-lo render um pouquinho a cada mês, aumentando, como se diz, “de grão em grão”.

Porém, você já parou para pensar se ter uma poupança é realmente algo vantajoso, ou será que trata-se apenas de um costume entre os brasileiros? Descubra se a Caderneta de Poupança é realmente tão boa assim ou ela tem apenas uma reputação entre as pessoas.

Vale a pena guardar dinheiro na poupança?

Quando falamos em guardar dinheiro, economizar e fazer uma reserva as pessoas logo pensam em abrir uma poupança. Realmente, é bem melhor do que a velha prática de colocar no colchão, mas isso não significa que ela seja a melhor opção de todas.

Hoje o dinheiro que é colocado em uma poupança rende cerca de 6% ao ano. Ou seja, para cada R$ 100,00 que você tiver guardado na poupança ao final de um ano ele terá rendido R$ 6,00 para você. Uma taxa bem pequena, não é mesmo?

E como o brasileiro está cada vez mais investindo em sua educação financeira, então está conhecendo as demais opções e compreendendo como trabalhar com elas. Por isso, nos últimos anos a poupança vem sofrendo mais retiradas do que investimentos.

Mas isso não significa que ela não ofereça nenhuma vantagem para quem opta por manter seu dinheiro ali. Apesar de ter um rendimento baixo em comparação com outros, a poupança oferece segurança e ainda a liquidez que muita gente precisa.

Como a poupança é vantajosa?

O primeiro fator que pesa para alguém optar por uma poupança é ser muito prático fazer isso. Basta demonstrar interesse e procurar uma agência bancária, então, abrir a poupança e começar a colocar dinheiro ali. Isso não requer prática, experiência ou conhecimento específico.

Ou seja, a pessoa não precisa se preocupar com flutuações do mercado, com datas específicas para sacar seu rendimento, taxas de juros, a inflação, entre outras variantes. O dinheiro está ali, vai render aquele valor e pronto.

Se for preciso fazer uma retirada de emergência também está disponível na mesma hora, com se fosse uma conta corrente. E nisso oferece a vantagem sobre os demais investimentos, porque geralmente é preciso esperar 3 dias para retirar o dinheiro, ou então apenas em datas específicas.

A poupança também é protegida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o que significa que mesmo que o banco onde está o seu dinheiro quebre, você terá pelo menos uma parte dele devolvida e não ficará sem nada.

Assim, há vantagem em investir na Caderneta de Poupança ainda. Embora existam outras aplicações mais rentáveis, ela também traz benefícios e pode ser trabalhada de forma conjunta com outros investimentos e ser destinada para fins mais emergenciais e ter a poupança como um suporte caso seja preciso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *