Tax Lien e Tax Deed: O que é e Como Funciona essa forma de investimento?

Antes de você tirar qualquer opinião sobre Tax Lien e Tax Deed através de comentários na internet, blogs, fóruns, vídeos e ouvir MUITOS curiosos opinando sobre o tema, POR FAVOR, estude bastante, investigue e descubra que essa é sim uma forma de investimento possível, que pode lhe trazer muito retorno, porém você precisa saber fazer, é claro.

 

Minha história com o Tax Lien e Tax Deed 

 

Tax Lien e Tax Deed são formas de investimento e que qualquer pessoa que queira buscar alguma forma diferente de investir em imóveis nos Estados Unidos tem essa possibilidade do tax lien e tax deed como um caminho possível.

 

Muitos brasileiros tem o sonho de investir nos Estados Unidos, e ainda investir em um imóvel seja para morar, alugar ou até mesmo comprar, reformar e vender.

 

Quando comecei a investir em Tax Lien e Tax Deed, comecei investindo em conjunto com uma empresa de amigos brasileiros que me mostraram o caminho, mesmo porque eu estava aqui no Brasil, então não havia uma forma possível de estar nos Estados Unidos cuidando desse projeto a época.

 

Como qualquer investimento, sempre existe a dúvida, insegurança e dúvidas se realmente um retorno entre 15 e 25% ao ano é realmente possível, ainda mais estando negociando com alguém que está a quilômetros de distância de você e você nunca viu a pessoa de perto ou teve a oportunidade de falar com ela pessoalmente para, ao menos, saber se ela existe de fato.

 

Superada essas primeiras dúvidas, pude perceber rapidamente o enorme potencial lucrativo desse investimento, e na minha opinião, uma das melhores estratégias para investimento imobiliário na terra do Tio Sam.

 

O Tax Lien e Tax Deed na prática 

 

Você deve estar se perguntando: o que é Tax Lien? O que é Tax Deed? O que isso tem a ver com investimento imobiliário? Muita calma aqui, dúvidas são totalmente normais e numa primeira análise parece tudo muito complexo, e de fato é até você passar a conhecer tudo que está envolvido nessa forma de investimento.

 

Calma, parece complicado mas é muito mais fácil do que você está imaginando, sendo assim, vamos conversar um pouco sobre o que é o Tax Lien primeiro.

O tão comentado e famoso Tax Lien 

 

Antes de mais nada, vou começar pelo mais básico para ilustrar o tema e a melhor forma de isso é fazer um paralelo entre os Estados Unidos e o Brasil quanto ao tema de impostos sobre um imóvel.

 

Cenário nos Estados Unidos: Tax Delinquency (Débito Fiscal/Tributário) 

 

Assim como no Brasil, todos os proprietários de imóveis, casas, terrenos, apartamentos, escritórios etc devem pagar seus impostos sobre o imóvel, o famoso IPTU.

 

Na eventualidade de qualquer motivo o proprietário não pagar essa dívida, segue-se um procedimento completamente diferente do Brasil nesse caso, a “prefeitura” ou órgão competente iniciará uma ação de TAX LIEN criando o Tax Lien Certificate que seria uma certidão de dívida do imposto sobre a propriedade que não foi pago pelo dono ou proprietário.

 

A partir desse momento, qualquer pessoa interessada ou investidor poderá comprar este certificado de dívida, chamado de tax lien certificate, como forma de pagamento do imposto da propriedade e serão recompensados com juros que variam entre 18% e 36% ao ano, garantidos pela Lei Norte Americana.

 

O que torna o processo bastante seguro, fácil e cômodo para os investidores é que após a compra do Tax Lien Certificate todo o trabalho administrativo de: cobrança, coleta do pagamento do imposto atrasado mais os juros de 18% a 36% que o proprietário deverá pagar, bem como o repasse deste pagamento ao investidor, será feito pela prefeitura (Condado).

 

Já no Cenário no Brasil: Dívida de Imposto (IPTU) 

 

Se você é dono de algum terreno ou casa, deve saber que o imposto de IPTU deve ser pago anualmente. Se por algum motivo o proprietário não pagar o IPTU, a prefeitura irá iniciar um processo de execução fiscal para receber o pagamento deste imposto devido.

 

Em poucas palavras, este seria o único processo que a prefeitura teria para receber o pagamento deste imposto, podendo demorar meses, ou até anos, para ser concluído.

 

Porém, como você já deve saber, ações de cobrança são demoradas no Brasil e diferente dos Estados Unidos, o IPTU deles é REALMENTE aplicado com a finalidade de melhorar as vias públicas, segurança e lazer dos moradores da cidade.

 

Por esse motivo é um imposto tão importante para a prefeitura, e por esse motivo existe esse benefício aos investidores que compram essa dívida com objetivo de receber uma bonificação em juros meses a frente.

 

Nós, investidores, só receberemos de volta o valor investido somados aos juros que temos direito quando o proprietário do imóvel pagar está dívida ao Condado. Feito o pagamento da divida, o Condado ira repassar dentro de no máximo 4 dias este pagamento ao investidor.

 

Vou te dar um exemplo: 

 

Dívida de IPTU do Proprietário: $1,500.00

Juros sobre a dívida: 18% ao ano

 

Retorno do valor pago pelo investidor acrescido dos juros:

$1,500.00 + $270.00 (18%) = $1,770.00

 

Achou interessante? Então quer dizer que nós investidores, apenas compramos o Tax Lien Certificate e o Condado faz todo o trabalho? Só esperamos o Condado nos pagar o cheque com o valor investidor acrescido dos juros? Sim, isso mesmo.

 

Qual é a garantia que Tax Lien Funciona? 

 

Vou responder agora o que você deve estar se questionando:

 

“Quem me garante que não vou perder meu dinheiro? Se o proprietário nunca pagar o imposto, eu nunca irei receber? Qual a garantia que tenho que vou receber este valor investido acrescido dos juros?

 

Resposta 1 – Você nunca irá perder seu dinheiro.

 

Resposta 2 – Se o proprietário não pagar o imposto dentro do prazo  estabelecido, três coisas podem acontecer:

 

 

 

 

  • O investidor será o novo dono da propriedade livre de qualquer dívida como forma de pagamento;

 

  • O Condado irá colocar a propriedade em leilão, dessa forma, suponha que a propriedade valesse $200 mil dólares, estabelecendo como valor inicial do leilão a dívida do imposto (nesse exemplo, $1,500 dólares) + Juros (nesse exemplo, 18%), garantindo com o dinheiro arrecadado com a venda da propriedade, o pagamento do investidor;

 

  • Se ninguém comprar esta propriedade no leilão, o investidor ficará com a propriedade como forma de pagamento.

 

Resposta 3 – A garantia do investidor será o imóvel. O investidor pagou o imposto de $1,500 dólares, e ele deverá receber $1,770.00 já acrescido com juros de 18%.

 

Se o dono do imóvel não pagar o imposto com juros e ninguém comprar a propriedade no leilão, o investidor terá pago $1,500 e se tornará o novo dono de um imóvel avaliado em $200 mil dólares.

 

Em resumo o que temos aqui para o Tax Lien é o seguinte:

 

O Investidor vai lucrar entre 18 e 36% ano ou o investidor vai ser o dono da propriedade. O risco dessa operação é o investidor se tornar o novo dono da propriedade!

 

De qualquer forma ainda vale o meu conselho lá do início, leia e ouça tudo sobre o tema, faça suas anotações e começa a buscar informações mais aprofundadas sobre tema.

 

Conteúdos em inglês são os mais apropriados para sanar suas dúvidas, infelizmente não existem conteúdos em português que sejam confiáveis 100%, portanto, encontre conteúdos em inglês sim, use o tradutor e forme sua própria opinião sobre esse tipo de investimento.

 

Você vai notar que os conteúdos em inglês são mais realistas e passam a você a parte ruim desse tipo de investimento também.

 

Logo mais vou fazer um conteúdo sobre os riscos desse tipo de investimento também, pois como qualquer investimento, esse também tem seus riscos.

 

Mas como sempre digo, não existe almoço grátis, seja no mundo real, tendo uma empresa com endereço físico, vendendo produtos ou serviços, o empreendedorismo usando o mercado financeiro também tem seus desafios do dia a dia para fazer dinheiro.

 

Espero que tenha sido útil e caso tenha alguma dúvida deixe aí nos comentários, ok.

 

Um abraço

Cris

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *